Fluid Categories (PT-BR)
Na realidade, o planeamento de qualquer completação é um processo iterativo e, muito provavelmente, exigirá mais do que uma passagem à medida que recolhe mais informações e aperfeiçoa a sua seleção. Utilizando as informações básicas do projeto, a profundidade vertical real, a pressão do fundo do poço e as considerações sobre a temperatura ambiente, conforme descrito nas secções seguintes, pode determinar quais os fluidos de salmoura transparente que se adequam às condições.
Os sistemas de baixa densidade consistem normalmente em fluidos salinos simples, cuja densidade pode variar entre um pouco acima da densidade da água, como o cloreto de potássio (KCl) a 3%, até ao cloreto de cálcio (CaCl2) a 11,6 lb/gal. As propriedades únicas da formação ou as preocupações sobre a compatibilidade das salmouras convencionais com a água de formação podem sugerir a utilização de brometo de sódio (NaBr), brometo de cálcio (CaBr2), formato de sódio (NaO2CH), formato de potássio (KO2CH) ou formato de césio (CsO2CH) - os três últimos são isentos de halogenetos, não contendo cloreto ou brometo.
Os fluidos de densidade média, de 11,7 lb/gal a 15,1 lb/gal, são tipicamente misturas de dois sais de cloreto de cálcio (CaCl2) e brometo de cálcio (CaBr2). A fronteira entre os fluidos de dois e três sais na Figura 2 é influenciada pela temperatura atmosférica prevista ou pela temperatura da linha de lama, a que for mais baixa. Em muitos casos, a temperatura mais baixa em toda a coluna de fluido está no fundo do oceano (linha de lama), onde as temperaturas podem ser rotineiramente inferiores a 40°F. Esta temperatura ditará frequentemente a categoria de CBF que está disponível para si.
FIGURA 2. Categorias de fluidos